SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Ao serem criadas as CAPs, em 1923, iniciou-se formalmente um sistema de previdência social no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a criação das CAPs:
As CAPs foram criadas por iniciativa do governo federal, diante da necessidade de garantir o sustento do trabalhador aposentado e das viúvas.
As CAPs foram criadas em 1969, através da Lei Eloy Chaves, atendendo aos anseios dos operários e empresários.
As CAPs foram criadas por iniciativa da nascente classe empresarial no Brasil, como estratégia para manter a influência e o domínio sobre os operários.
A criação das CAPs foi resultado do golpe militar de 1969, com intuito de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical no Brasil.
A criação das CAPs foi resultado das reivindicações dos operários no início do século XX.
Uma das grandes áreas da Epidemiologia é a Epidemiologia Descritiva, que utiliza os recursos da Estatística para descrever a dinâmica das doenças calculando-se os valores numéricos dos indicadores de saúde.
Analise as afirmativas abaixo sobre a aplicabilidade de alguns indicadores de saúde:
I- O coeficiente de mortalidade infantil tardia expressa principalmente a mortalidade de crianças por doenças infecciosas e por subnutrição.
II- O coeficiente de incidência informa o número total de casos de uma doença existente entre a população exposta ao risco de adoecer em um dado momento ou período.
III- O coeficiente de prevalência expressa a velocidade com que o número de casos de uma doença aumenta em uma população.
IV- O coeficiente de mortalidade neonatal expressa a qualidade do atendimento a saúde da gestante e no parto.
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
Entre os modelos explicativos do processo saúde-doença, temos a História Natural das doenças, concebido por Leavell e Clark (1976). Esse modelo divide a evolução das doenças em Período Pré-patológico e Período Patológico e organiza as medidas preventivas em cinco níveis: promoção da saúde, proteção específica, diagnóstico e tratamento precoce, limitação do dano e o nível de reabilitação. Esse mesmo modelo permitiu a hierarquização das medidas preventivas como primárias, secundárias e terciárias.
Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo da História Natural das doenças:
I- A promoção da saúde está relacionada ao período pré-patológico.
II- A reabilitação é uma estratégia de prevenção secundária.
III- O diagnóstico precoce é uma estratégia de prevenção terciária.
IV- A proteção específica é uma estratégia de prevenção primária.
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
As CAPs foram criadas por iniciativa do governo federal, diante da necessidade de garantir o sustento do trabalhador aposentado e das viúvas.
As CAPs foram criadas em 1969, através da Lei Eloy Chaves, atendendo aos anseios dos operários e empresários.
As CAPs foram criadas por iniciativa da nascente classe empresarial no Brasil, como estratégia para manter a influência e o domínio sobre os operários.
A criação das CAPs foi resultado do golpe militar de 1969, com intuito de desmobilizar e enfraquecer o movimento sindical no Brasil.
A criação das CAPs foi resultado das reivindicações dos operários no início do século XX.
Uma das grandes áreas da Epidemiologia é a Epidemiologia Descritiva, que utiliza os recursos da Estatística para descrever a dinâmica das doenças calculando-se os valores numéricos dos indicadores de saúde.
Analise as afirmativas abaixo sobre a aplicabilidade de alguns indicadores de saúde:
I- O coeficiente de mortalidade infantil tardia expressa principalmente a mortalidade de crianças por doenças infecciosas e por subnutrição.
II- O coeficiente de incidência informa o número total de casos de uma doença existente entre a população exposta ao risco de adoecer em um dado momento ou período.
III- O coeficiente de prevalência expressa a velocidade com que o número de casos de uma doença aumenta em uma população.
IV- O coeficiente de mortalidade neonatal expressa a qualidade do atendimento a saúde da gestante e no parto.
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
Entre os modelos explicativos do processo saúde-doença, temos a História Natural das doenças, concebido por Leavell e Clark (1976). Esse modelo divide a evolução das doenças em Período Pré-patológico e Período Patológico e organiza as medidas preventivas em cinco níveis: promoção da saúde, proteção específica, diagnóstico e tratamento precoce, limitação do dano e o nível de reabilitação. Esse mesmo modelo permitiu a hierarquização das medidas preventivas como primárias, secundárias e terciárias.
Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo da História Natural das doenças:
I- A promoção da saúde está relacionada ao período pré-patológico.
II- A reabilitação é uma estratégia de prevenção secundária.
III- O diagnóstico precoce é uma estratégia de prevenção terciária.
IV- A proteção específica é uma estratégia de prevenção primária.
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
II e III apenas
I e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
Entre os modelos explicativos do processo saúde-doença, temos a História Natural das doenças, concebido por Leavell e Clark (1976). Esse modelo divide a evolução das doenças em Período Pré-patológico e Período Patológico e organiza as medidas preventivas em cinco níveis: promoção da saúde, proteção específica, diagnóstico e tratamento precoce, limitação do dano e o nível de reabilitação. Esse mesmo modelo permitiu a hierarquização das medidas preventivas como primárias, secundárias e terciárias.
Analise as afirmativas abaixo sobre o modelo da História Natural das doenças:
I- A promoção da saúde está relacionada ao período pré-patológico.
II- A reabilitação é uma estratégia de prevenção secundária.
III- O diagnóstico precoce é uma estratégia de prevenção terciária.
IV- A proteção específica é uma estratégia de prevenção primária.
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
II e III apenas
I, II, III e IV
I e IV apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
A transição demográfica é um processo inevitável. Porém, a forma que cada país lida com esse processo condiciona impactos positivos ou negativos sobre a sustentabilidade e portanto, sobre a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Na fase pós-industrial da transição demográfica, na qual se encontram a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos da América, as taxas de natalidade são baixas, contrastando com as altas taxas de mortalidade, as quais são reflexo da preocupação tardia com a sustentabilidade.
O Brasil está no ciclo final da fase industrial madura da transição demográfica, porém a sustentabilidade ainda não está, de fato, incorporada à cultura política e nem ao quotidiano dos brasileiros.
No Brasil, a queda da taxa de mortalidade teve início bem antes a queda da taxa de natalidade, devido à melhoria nas condições de vida dos brasileiros, decorrente da preocupação com a sustentabilidade.
O Brasil está na fase pós-industrial da transição demográfica, com envelhecimento da população e a necessidade de mão de obra de imigrantes para realizar trabalhos com remuneração baixa, como aconteceu recentemente com a chegada de jovens angolanos ao país.
Durante a transição demográfica, a base da pirâmide vai se tornando mais estreita e o topo tende a se ficar mais alargado, demonstrando o envelhecimento da população, como resultado da maior preocupação com a sustentabilidade.
O crescimento populacional, somado a ocupação desordenada do ambiente e o desenvolvimento industrial descontrolado, acarreta sérias consequências para a saúde da população.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I- As políticas governamentais de atenção à saúde não conseguem acompanhar o crescimento populacional.
II- A contaminação dos cursos d’água por dejetos humanos e de animais gera a necessidade de serem instaladas estações de tratamento de água para torná-la potável.
III- A criação de normas para o tratamento e o escoamento dos rejeitos industriais e a fiscalização de seu cumprimento, contribui para minimizar a contaminação do ar, do solo e da água.
IV- Cabe ao governo, instituir o controle da natalidade, com a finalidade de conter o crescimento populacional e a produção de lixo nas grandes cidades.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
I, III apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
I, II, III e IV
I, II e III apenas
Um dos métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia é ensaio clínico randomizado.
Analise as características abaixo:
I- Pode ser realizado de forma retrospectiva.
II- A formação dos grupos é realizada ao acaso.
III- Produz evidências diretas sem deixar dúvida sobre a relação causa-efeito.
IV- Permite o cálculo direto do risco relativo.
São características do ensaio clínico randomizado as contidas em:
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
I, II, III e IV
II e III apenas
II e IV apenas
II, III e IV apenas
I e IV apenas
Com o objetivo de medir a prevalência de satisfação geral com a última consulta médica e seus fatores associados entre adultos com 20 anos ou mais, realizou-se uma amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao tamanho de cada um dos 121 setores censitários da região em estudo. A satisfação geral da última consulta foi avaliada por questionário padronizado. As variáveis independentes foram: sexo, idade, cor da pele, classe social, escolaridade, motivo e local da consulta. O estudo revelou elevada prevalência de satisfação com a consulta médica e uma associação significativamente positiva entre satisfação e consulta em locais conveniados ou privados.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2013000100011.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ensaio clínico randomizado
Estudo transversal
Estudo ecológico
Estudo de coorte
Estudo caso-controle
Analise a seguinte situação:
Preocupados com o desmatamento e a ocupação de áreas de encostas na cidade em que lecionam, um professor de Biologia juntamente com um professor de Geografia, realizaram com os alunos do ensino médio, um trabalho de campo para observarem esses fenômenos, sob a orientação dos professores. Depois, os alunos pesquisaram e preparam um relatório apontando o que pode acontecer se essas áreas não forem recuperadas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação da avaliação da perspectiva epidemiológica dessa atividade e sua justificativa.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma análise crítica de trabalhos científicos.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque não é uma determinação de risco.
Pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque os alunos fizeram uma determinação de prognóstico.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma estratégica de ensino-aprendizagem.
Não pode ser considerada um estudo epidemiológico, porque é uma determinação de risco.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.